Leitor de Feeds RSS em C#

Uma aplicação muito comum na Internet são os chamados sites de conteúdo, por exemplo, os sites jornalísticos, blogs e outros que fornecem informações, notícias e conteúdos diversos a usuários e visitantes. Uma característica desse tipo de site é a atualização constante, ou seja, as notícias e publicações desses sites são postadas continuamente. O layout desses sites não se modifica. Apenas o conteúdo recebe atualização constante. Esses sites costumam ser bastantes visitados graças a necessidade de informação que a maioria de usuários de Internet possui.

Existe outra forma de acesso ao conteúdo desses sites sem a necessidade de visitação. Pode-se utilizar os conhecidos Feeds RSS que permite ao usuário saber as novidades (ou seja,  novas notícias) do site sem a necessidade de visitação física. Os sites de conteúdo vêm disponibilizando esse recurso que consiste em gerar um arquivo RSS (formato XML) contendo as notícias recentes publicadas no site. Ao usuário, basta utilizar um programa que possibilite a leitura dos Feeds RSS. Com este programa, chamado programa agregador de Feeds RSS, o usuário pode gerenciar vários feeds (de diversas origens) e dessa forma, ter um local centralizado para leitura dos conteúdos. Para saber mais sobre Feeds RSS acesse aqui e/ou aqui.

Resumida e tecnicamente falando, podemos compreender os Feeds RSS como arquivos XML que seguem um padrão. Assim os programas agregadores que fazem leituras de feeds são capazes de interpretar esses arquivos XML em seus metadados e apresentar os dados lidos de uma forma mais amigável, ou seja, compreensível ao leitor.

Neste post vamos apresentar uma função ou rotina de leitura de Feeds RSS desenvolvida utilizando a linguagem C#. Essa função pode ser colocada em qualquer aplicação .NET (Windows Forms, ASP.NET, Mono for Android, etc.) para criação de programas agregadores de Feeds RSS.

Um arquivo Feed RSS é um arquivo XML que obedece a um padrão. Para conhecer a estrutura desse arquivo acesse um site que contenha acesso por feed, clique no feed escolhido e veja o seu código-fonte. Sites que dispõe deste serviço costumam estar identificado por alguma das figuras abaixo. Para saber mais sobre estrutura do arquivo XML acesse o link http://www.infowester.com/rss.php ou veja em diversos links pela Internet. Basta fazer uma pesquisa no Google.

Finalmente vamos apresentar a função. Na realidade é apenas uma função que ler arquivo XML buscando tags do padrão de feeds. O retorno da função é um DataTable com as informações extraídas do feed. CLIQUE AQUI E BAIXE O CÓDIGO-FONTE. Analise-o e verifique os comentários que foram adicionados. O código é bem simples. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco por email ou publique um comentário.

Anúncios

Sobre Reginaldo Jr.

Detail-oriented, versatile, and dedicated information technology professional, offering comprehensive experience in software engineering and development. Knowledgeable of web systems, desktop, distributed applications, web services, requirements elicitation, data modeling, database administration, and problem analysis. Recognized for verifiable record of success in handling and accomplishing assigned projects within specifications and time constraints. Equipped with strong dedication to meeting and exceeding organizational goals and objectives while driving organizations toward business growth and development. Armed with solid communication, organizational, problem-solving, and interpersonal skills.
Esse post foi publicado em Todos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s