EDWS

EDWS é um sistema de gerenciamento de conteúdo, dinâmico, escrito em ASP.NET com C# e muito fácil de usar. Útil na construção de blogs, páginas pessoais, sites corporativos, apresentação de produtos, portais, etc. A sigla EDWS significa Edição Dinâmica de WebSite. EDWS permite a atualização do site utilizando o próprio site.

EDWS é uma ferramenta extremamente versátil para edição de páginas e gerenciamento dos mais variados tipos de conteúdos:

  1. Interface administrativa bastante leve e intuitiva.
  2. Dispensa uso de banco de dados. Os dados são armazenados em arquivos XML no próprio site. Esses arquivos podem ser compactados e baixados para backup e cópia de segurança.
  3. O layout do site pode ser modificado rapidamente. A equipe de desenvolvimento incorpora novos layouts a partir de templates gratuitos disponíveis na Internet. O site www.oswd.org é uma das fontes destes layouts. Os termos de licenças de utilização destes templates estão garantidos.
  4. A edição das páginas utiliza o FCK Editor. Este editor é uma ferramenta de edição de textos para web amplamente utilizada e bastante documentada.  No endereço http://docs.fckeditor.net/FCKeditor_2.x/Users_Guide pode ser encontrado um guia de usuário mostrando seu funcionamento.
  5. Recursos comuns à maioria do sites estão previamente formatados e prontos para serem utilizados. Ao incluir algun dos itens abaixos no menu o sistema incorpora ao site as principais funcionalidades de cada um desses itens.
    • Blog
    • Notícias
    • Links
    • Donwloads
    • Agenda
    • Fotos
    • Vídeos do Youtube
    • Página “Fale conosco”
    • Localização no Google Maps
  6. O EDWS incorpora o Web Site Explorer; programa que permite o gerenciamento dos arquivos do site. O Web Site Explorer permite upload e download de arquivos e pastas, zipadas ou não, além de copiar, mover, excluir, renomear e visualizar arquivos. A compactação/descompactação dos arquivos realizadas no Web Site Explorer utiliza a biblioteca DotNetZip Library. Clique aqui e saiba mais. Esse recurso facilita a atualização dos arquivos do site do EDWS.
  7. O Google Maps também está presente no EDWS. Na configuração do site pode ser informado coordenadas para localização de algum endereço no mapa do google. Isso pode facilitar o acesso dos visitantes à localização fisica de um estabelecimento.
  8. As páginas de textuais dispõem de recurso para preparação da impressão numa página sem formatação, contendo apenas o texto principal. Além disso a página completa do site pode ser convertida para formato PDF. Esse conversão foi construida utilizando um recurso on-line disponível na internet. Saiba mais em www.web2pdfconvert.com.

Para iniciar a edição do site deve ser feito acesso ao módulo administrativo. Acesse http://seu_servidor/seu_site/admin. A tela de controle de acesso será aberta e o login é feito utilizando como nome de usuário ‘admin’ e senha ‘edws’. Em ambiente de produção essas informações devem ser modificadas para evitar que pessoas não autorizadas acessem a área administrativa do seu site. Essa modificação pode ser feita utilizando um dos itens de menu do módulo adminstrativo.

É importante, antes de tudo, planejar o site, ou seja, definir qual a sua finalidade. Para saber mais sobre planejamento de sites clique aqui. A partir dessa definição pode-se, então, agregar os recursos disponíveis no EDWS ou utilizar páginas de conteúdo livre. A primeira coisa a fazer é configurar o site. Isso pode ser feito acessando o menu de configurações. Nesta opção são definidas caracteristicas preliminares do site como: título, email do usuário, layout das páginas, etc. A seguir, o cabeçalho e rodapé devem ser definidos. Todas as páginas terão sempre o mesmo cabeçalho e rodapé. Na sequência, deve-se definir os itens de menu do site com seus respectivos conteúdos. As páginas de conteúdo livre deve ser confeccionada na integra. Nas páginas de itens preformatados o conteúdo restringe-se às informações inicias da página, sou seja, título e algum parágrado de apresentação do recurso. Pode-se criar conteúdo nessa área inicial da página preformatada para informar o visitante sobre as opções disponíves, finalidades, etc.

Ao usar páginas pre-formatadas no menu, conteúdos dinâmicos precisam ser definidos. Por exemplo: se no menu foi adicionado um recurso de blog, os posts precisam ser criados. No álbum, as fotos precisam ser adicionadas. Em downloads, os arquivos para downloads precisam se agregados ao site e assim sucessivamente.

Valor simbólico: R$ 99,90

6 respostas para EDWS

  1. Antonio disse:

    Qual o link para baixar este programa

  2. Antonio disse:

    Gostaria da versão free deste sistema para analisar seu funcionamento, qual procedimento para download do mesmo ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s