RSClass

O que é o RSCLass – Gerador de Classes

RSClass é uma aplicação que extrai informações de meta-dados das tabelas e/ou views do banco de dados e gera classes para compor sistemas de informações em camadas. As camadas são:

  1. Camada de Acesso a Dados (DAO);
  2. Camada de Regras de Negócio (BO);
  3. Camada de Apresentação (GUI).

A seguir, a visão de módulo da arquitetura para a qual o RSClass da suporte. Para saber mais sobre essa visão de módulo clique aqui.

Visão de módulo

Além dessas camadas, o RSClass gera outras para as seguintes finalidades:

  1. Transferência de dados (DTO/OR): Esses objetos trafegam livremente entre as camadas levando e trazendo informações;
  2. Intrafaces: Estruturas que descrevem as ações dos objetos das camadas (DAO e BO).

RSClass pode, inclusive, auxiliar no desenvolvimento da camada de apresentação de sistemas web gerando protótipo, Webforms, modelos de site, arquivo de configuração, menu e, ainda, corrigindo os “Labels” dos campos.

Características

O RSClass é um gerador de código diferente. A proposta do sistema não é gerar o sistema na sua totalidade. A aplicação apenas executa as ações recorrentes no processo de codificação do sistema. A arquitetura utilizada/proposta pela aplicação é adequada a qualquer tipo de sistema de informação que utilize um banco de dados para armazenamento das informações. Segue alguma das principais características da aplicação.

Ambiente de utilização

A aplicação foi originalmente construída em Visual Studio/C# e todos os recursos disponíveis são exclusivamente para este ambiente. Entretanto, uma nova possibilidade foi incorporada ao projeto: a geração de classes DAO, BO e suas Interfaces, bem como os DTO/ORs correspondentes, para o ambiente Netbeans/Java. Isso significa que o programador, uma vez que utilize os conceitos da arquitetura proposta citada acima, pode ter essas classes geradas pelo RSCLass também para esse novo ambiente. Como no ambiente original, a persistência é feita pelo Hibernate  e possui um framework que dá suporte às camadas e classes geradas. Vale destacar que para o novo ambiente proposto, somente está disponível a geração das classes das camadas citadas. Os recursos de GUI atualmente disponíveis para o ambiente Visual Studio/C# não estão disponíveis para o ambiente Netbeans/Java.

Persistência de dados

A persistência no banco de dados pode ser feita utilizando NHibernate ou SQL nativo. Enquanto que com NHibernate o tráfego de informações, em ambiente de produção, pode aumentar um pouco, a utilização do SQL nativo diminui a velocidade de desenvolvimento.

Padrões de Projetos

As classes geradas segue alguns padrões de projetos amplamente conhecidos:  DAO, Factory, Singelton, Injeção de Dependência, Inversão de Controle, OOP, entre outros.

Servidor de Aplicação

A arquitetura utilizada nas classes geradas permite a utilização de um Servidor de Aplicação baseado em .NET Remoting. Inclusive, disponibilizamos um projeto com fontes de um servidor de aplicação ajustado às classes geradas pela aplicação. Para saber mais acesse https://reginaldojr.wordpress.com/2008/08/31/servidor-de-aplicacao-em-net/.

Desenvolvimento Web

As classes geradas para as camadas DAO e BO, e as classes adicionais para transferência de dados e interfaces pode ser utilizadas em qualquer aplicação que necessite de acesso a banco de dados. No caso de ser uma aplicação web, o RSClass dispõe de vários recursos que podem auxiliar no desenvolvimento dessa categoria de aplicações: WebForms prontos tipo cadastro, tabela, lançamento, master/detail, tela de login, tela de alteração de senhas; modelos de sites baseados em master page; correção ortográfica configurável de ‘Labels‘, gerenciamento do menu da aplicação, etc. Tudo baseado no meta-dados das tabelas do banco de dados.

Bibliotecas Adicionais

Na pasta de instalação da aplicação já estão disponíveis todas as bibliotecas (nossas e de terceiros) que serão utilizadas pelo projeto gerado no ambiente Visual Studio.NET/C#. Isso para que o desenvolvedor não perca muito tempo montando o ambiente de desenvolvimento. Essas bibliotecas estão compiladas em .NET 4.0 mas podem ser utilizadas em versões posteriores. As bibliotecas a serem utilizadas nas classes geradas para o ambiente Netbens/Java, consulte condições de aquisição.

Bancos de Dados

O RSClass está disponível para conexão e extração do meta-dados dos seguintes bancos de dados: MySql, SQL Server e Firebird. Obviamente, o projeto gerado pode ser configurado para utilização em qualquer banco de dados comercial. Internamente, o RSClass guarda suas informações em um banco SQLite.

Algumas Telas

Corretor Tela para gerenciamento de palavras dos “Labels” dos campos.
 RSClassSelecionaProjeto Esta é a tela para configuração inicial do projeto e conexão com o banco de dados.
 RSClassPrototipo O protótipo tem essa aparência. Na imagem a tela de cadastro de cidades está sendo exibida.
 RSClassTelaPrincipal Após a configuração do projeto, esta é a tela principal onde as principais classes são geradas de acordo com as tabelas selecionadas.
 TelaMasterDetail Tela de configuração do Webform tipo master/detail.
 TelaParaLogin A tela de login é gerada a partir da seleção dos campos de login e senha. O código para validação do usuário/senha também é gerado.
 TelaParaPrototipo Após gerar as classes, um protótipo pode ser gerado. Esta é a tela para escolha das tabelas que irão fazer parte do protótipo.

Valor Simbólico com Fontes: R$ 119,99